Compartilhe este post:
O setor de saúde compreende uma cadeia diversa e complexa de participantes, entre fornecedores, prestadores de serviços, auxiliares, profissionais médicos e paramédicos, hospitais, laboratórios, clínicas médicas e odontológicas, entre outros mais, sendo os pacientes os consumidores desse mercado.
Logo, a publicidade dentro do campo da saúde tem um papel importantíssimo, com a função de informar a sociedade com foco na sua saúde, conforto e bem-estar, além de ajudar as marcas, empresas e profissionais a se destacarem nesse setor muito concorrido. Porém, antes de sair por aí criando e divulgando peças publicitárias, vamos entender como e onde este mercado vem anunciando e quais as melhores práticas da publicidade e regulamentações a serem seguidas.
Segundo relatórios da Kantar IBOPE Media, os Serviços de Saúde foram a 13ª categoria de mercado com maior investimento publicitário em 2021, com cerca de 2% do total investido no país. Medicamentos ficaram em 18° lugar no ranking de investimento, com 1% de participação. Ao aprofundar nos diferentes tipos de mídia, os destaques do setor ficam em Rádio e Mídia Exterior.
Com forte presença na rádio, o setor de saúde teve seus serviços como a 3ª maior categoria anunciante no meio em 2021, com 6,6% de participação do investimento publicitário nesse tipo de mídia. O setor farmacêutico foi o 4° maior setor nas rádios nesse ano.
Em mídia exterior, os Serviços de Saúde estiveram entre os top-5 que mais investiram nos formatos em:
Com a pandemia, o setor de saúde passou por um momento de transformação extremamente acelerada, uma vez que foi o campo da sociedade mais exigido no período. Entre as principais mudanças iniciadas podemos trazer:
Assim como em tudo que rodeia o setor da saúde, a comunicação deve seguir um estrito código de ética. A alta complexidade do setor junto a legislação acerca da comunicação são barreiras que impedem esta área da sociedade tão importante de ter maiores investimentos em publicidade. Os médicos devem seguir a Resolução CFM 1974/11, que regulamenta o que deve ser feito e o que deve ser evitado na comunicação e publicidade médicas. Segundo o ex-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital: “O Código estabelece que a publicidade médica deve ser socialmente responsável, discreta, verdadeira e reverente à intimidade e à privacidade dos indivíduos. A sociedade espera do médico uma comunicação que não esteja dirigida à conquista de mercado”. Os principais pontos a serem seguidos são:
Seguindo os mesmos passos da comunicação médica, a publicidade odontológica também deve seguir parâmetros regulados por seu órgão regulador principal, o Conselho Federal de Odontologia (CFO). Segundo a Resolução CFO 118/2012, as regras a serem seguidas são:
É permitido:
É proibido:
Não apenas a propaganda dos serviços de médicos e odontologistas é regulamentada no campo da saúde. Os medicamentos, sendo os produtos comprados e consumidos pelos pacientes-clientes, também devem seguir uma série de regras ao serem anunciados por laboratórios e farmacêuticas, de acordo com a Resolução-RDC Nº 96, de 17 de Dezembro de 2008, elaborada em conjunto pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A resolução “se aplica à propaganda, publicidade, informação e outras práticas cujo objetivo seja a divulgação ou promoção comercial de medicamentos de produção nacional ou estrangeira, quaisquer que sejam as formas e meios de sua veiculação, incluindo as transmitidas no decorrer da programação normal das emissoras de rádio e televisão”. Seus principais pontos são:
Para o público em geral, só é permitida a publicidade de medicamentos de venda isenta de prescrição médica. Já os medicamentos que requerem prescrição médica só podem ser anunciados aos profissionais de saúde prescritores. A propaganda de medicamentos isentos de prescrição deve apresentar obrigatoriamente:
Descubra por que anunciar em rádio é uma estratégia poderosa para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Explore o alcance massivo, engajamento emocional e flexibilidade dessa mídia, e saiba como otimizar sua publicidade para resultados impactantes. Leia mais no Canal do Anúncio!
Descubra por que anunciar em rádio é uma estratégia poderosa para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Explore o alcance massivo, engajamento emocional e flexibilidade dessa mídia, e saiba como otimizar sua publicidade para resultados impactantes. Leia mais no Canal do Anúncio!
O edital de convocação de assembleia é o documento que dá o primeiro passo para que uma organização possa tomar decisões em conjunto através de um evento, o mesmo deve ser publicado para que todos os membros de determinado grupo que devam estar presentes tomem ciência.