Glossário da Propaganda

Glossário

Dicionário de mídia escrito pela equipe do Canal do Anúncio para ajudar a todos! Conhecimento útil é conhecimento compartilhado.

Descomplicando os significados dos termos mais usados em publicidade e propaganda:

ABERTURA   mensagem de início de um programa que pode ser patrocinado por uma marca através da menção ou apresentação da vinheta da anunciante. Ver também: VINHETA.

ALCANCE   número total de pessoas diferentes atingidas por uma campanha de mídia, por um sinal de TV, uma rede de telas em estabelecimentos comerciais etc.

AUDIÊNCIA – conjunto de pessoas que dedicam sua atenção a um meio de comunicação e podem ser impactadas pela veiculação de propaganda. Exemplo: a audiência de um OUTDOOR em uma avenida é formada por todos os motoristas, passageiros e pedestres e transitam em frente ao outdoor no período verificado; a audiência de um PODCAST é formada por todas as pessoas que ouviram o mesmo durante o período verificado.

BRAKE – é a pausa ou intervalo durante a programação para exibição de comerciais, informes de uma emissora ou de sua programação.

BUDGET – é o termo em inglês para VERBA.

Outdoor com dicionário A-Z do Glossário da Propaganda do Canal do Anúncio.
Conhecimento de mídia para todos!

CPM (custo por milhar) – métrica que indica quanto está sendo investido a cada 1.000 pessoas impactadas pela mídia comprada. É ótima para comparar de forma justa diferentes formatos e mídias, pois os preços e audiências de cada veículo de mídia são também diferentes.

COBERTURA – área geográfica em que a campanha de mídia será veiculada.

EUgência – profissional autônomo que atua nas áreas de publicidade, propaganda e marketing. Tem esse nome por executar sozinho todas as atividades de uma agência, em menor escala com uma estrutura extremamente enxuta. Outros exemplos: consultores e freelancers.

FORMATO – elemento que exibe um anúncio. Dentre os diferentes meios de comunicação existem diversos formatos com características ideais para que o público seja impactado. Exemplos: vídeo comercial de 30″ (trinta segundos) em TV à cabo; painel estático com 2 x 3 m em estação de metrô; jingle de 15″ (quinze segundos) em rádio.

FREQUÊNCIA – número de vezes em que sua propaganda atinge o mesmo público.

INSERÇÃO – é a colocação de um anúncio na programação publicitária de um veículo de mídia. Exemplo 1: durante o intervalo comercial de uma rádio seu anúncio será transmitido (veiculado) 2 vezes, ou seja, você terá 2 inserções.

MÍDIA OFFLINE – é todo meio de comunicação não conectado à internet. Formatos estáticos (não digitais) como outdoors, placas, adesivos e também mídias digitais como telas em elevadores, metrô, cinema etc. se não estiverem conectados à internet são considerados off-line.

MÍDIA ONLINE – é todo meio de comunicação conectado à internet. Todos os meios de comunicação que transmitem conteúdos e anúncios nas telas dos celulares, computadores, tablets e qualquer outro aparelho conectado à internet são considerados online. Em uma smart TV, se a transmissão estiver sendo feita via internet por um aplicativo ou mesmo emissora tradicional (sim! Elas estão ficando cada vez mais online), será considerada online.

PEDIDO DE INSERÇÃO – é o documento que oficializa uma reserva e compra de mídia, selando o compromisso de anunciante e veículo de mídia em relação ao pagamento e à veiculação da campanha publicitária.

PÚBLICO-ALVO – grupo de pessoas com características semelhantes (idade, classe social, escolaridade etc.) que combinam com o perfil de clientes que sua empresa tem ou deseja ter.

RETENÇÃO de público – é a duração de tempo em que se consegue prender a atenção da audiência. Pode ser medida percentualmente, dividindo o tempo em que determinado público permaneceu absorvendo a comunicação, pelo tempo total de exposição da mesma. Exemplo: 15″ (quinze segundos) de visualização de um vídeo que tinha uma duração total de 30″ (trinta segundos) = 50% taxa de retenção.

SEGMENTAÇÃO – é a divisão do público em grupos de acordo com Demografia, Interesse, Comportamento, além de outras variáveis para que se possa fazer uma propaganda relevante e assertiva. Em Marketing segmentar é fundamental, pois leva sua mensagem para o público certo, nos momentos e locais ideais, além de obter o melhor aproveitamento do seu investimento.

SPOT de rádio – áudio utilizado como propaganda (geralmente para rádio), produzido com locução, com ou sem efeitos ou trilhas sonoras.

TARGET – é o termo em inglês que no marketing tem o mesmo significado de PÚBLICO-ALVO.

TESTEMUNHAL – é um formato de propaganda em rádio gravado ou feito ao vivo pelo locutor do programa, que entrega à marca do anunciante toda a sua reputação e carisma junto aos seus ouvintes. É semelhante ao MERCHANDISING feito na TV, mas sem o recurso visual.

VERBA – valor em dinheiro reservado para investir em um projeto, neste caso, em uma campanha publicitária.

VEICULAÇÃO – publicação de um anúncio ou campanha.

Associações e institutos do setor publicitário:

ABA –  (Associação Brasileira de Anunciantes). Associação civil sem fins lucrativos, com sede em São Paulo e que congrega empresas anunciantes de todo o país. Filiada à WFA – World Federation of Advertisers (Bruxelas) e à ANA – Association of National Advertisers (Nova York). Fundação: 29/9/1959. http://www.aba.com.br/

ABAP –  (Associação Brasileira das Agências de Propaganda). Associação civil sem fi ns lucrativos, com sede nacional em São Paulo e que congrega agências de propaganda de todo o país. Fundação: 1/8/1949. http://www.abap.com.br/

ABERT – (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV). Associação civil sem fins lucrativos, com sede nacional em Brasília e que congrega emissoras de rádio e TV. Fundação: 27/11/1962. https://www.abert.org.br/web/

IAB – Fundada em 1998, com a principal missão de desenvolver o mercado de mídia interativa no Brasil. A partir de 2006, a Associação de Mídia Interativa (AMI) passou a fazer parte da mais importante rede de associações do mundo – O Interactive Advertising Bureau – mudando sua denominação para IAB Brasil. Desde então, integra uma rede internacional de associações, que conta com representações em mais de 45 países, entre eles EUA, Austrália, Cingapura, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Chile e México. Conta com mais de 250 filiados, entre sites, portais, empresas de tecnologia, agências, desenvolvedoras Web, e anunciantes, líderes em seu segmento. https://iabbrasil.com.br/

KANTAR IBOPE MEDIA – uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina, fornece estudos diversos inclusive no setor de consumo e comportamento e mercado. Em 2014 teve a divisão de pesquisa de mídia adquirida pelo grupo Kantar, formando sua configuração atual. https://www.kantaribopemedia.com/

Gostou do nosso dicionário de mídia? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, escreva para aqui nos comentários, envie um e-mail para marketing@canaldoanuncio.com ou dá uma ligadinha no 11 4324-2739, vamos adorar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.